Rafael Gama - Psicoterapeuta

Sobre Mim

Rafael Gama

Psicoterapeuta

Conheça Meu Livro

O que é uma Mandala?

Mandala (em Sânscrito significa “círculo”) é uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. Refere-se a uma figura geométrica em que o círculo está circunscrito em um quadro ou o quadrado em um círculo. Essa figura possui ainda subdivisões, mais ou menos regulares, dividida por quatro ou múltiplos de quatro. Parecendo irradiada do centro ou se move para dentro dele, dependendo da perspectiva do indivíduo. Mandalas são utilizadas de modo esquemático e, ao mesmo tempo, pode ser entendida em certas tradições religiosas como um resumo da manifestação espacial do divino, uma “imagem do Mundo”.

 

Um dos Maiores estudiosos da história mundial, Carl Gustav Jung, dedicou boa parte do seu trabalho ao simbolismo da Mandala, sendo foco de muitos de seus escritos. Jung Investigou a fundo a influência das coisas nos seres a ponto de descobrir-se sob a influência do inconsciente coletivo. Quando surgem em sonhos ou em pinturas durante a análise junguiana, geralmente ocorrem em estados de dissociação psíquica ou de desorientação e foram tema de pesquisas da psiquiatra brasileira Nise da Silveira.

Jung utilizou as mandalas como instrumento conceitual para analisar e assentar as bases sobre as estruturas arquetípicas da psique humana. O autor considerava que o comportamento humano se molda de acordo com duas estruturas básicas da consciência: a individual e a coletiva. A primeira se aprenderia durante a vida em particular; a segunda se herdaria de geração em geração. (Wikipédia)

Compartilhe:

Posts Relacionados

Entre em Contato

Telefone

WhatsApp

(11) 97890-6164

E-Mail

E-Mail

oi@rafaelgama.com

Tempo

Atendimento

Online com Hora Marcada